Depressão

A depressão é caracterizada, dentre outros sintomas, por tristeza, falta de esperança, fadiga ou perda de energia, ideias de morte ou de suicídio. A terapia cognitivo-comportamental é uma das formas mais eficazes para tratar a depressão.

Conheça o tratamento com a terapia cognitivo-comportamental.

A depressão tem um grande impacto na vida de uma pessoa e de seus familiares, comprometendo significativamente os aspectos sociais, ocupacionais e outras áreas de funcionamento. Ela é caracterizada, dentre outros sintomas, por tristeza, falta de esperança, fadiga ou perda de energia, ideias de morte ou de suicídio.

Em 2016, a Organização Mundial da Saúde publicou uma pesquisa cujos dados indicam que, atualmente, aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo (incluindo crianças) preenchem os critérios diagnósticos para Transtorno Depressivo Maior.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma das formas mais eficazes para tratar a depressão. Uma das principais características da TCC é a participação ativa do paciente no seu tratamento.

As estratégias terapêuticas da TCC para a depressão envolvem três fases:

1) identificação dos pensamentos automáticos e esquemas depressogênicos;

2) identificação do estilo da pessoa de relacionar-se com outros; e

3) modificação de comportamentos a fim de obter melhor enfrentamento da situação- problema.

As sessões estruturadas auxiliam os clientes a desenvolverem um senso de controle pessoal, ao aprenderem técnicas para serem “terapeutas” de si mesmos, o que contribui também para a redução do tempo de terapia. As sessões finais são destinadas à avaliação dos ganhos na terapia e à prevenção de recaída.

A TCC é uma das abordagens que apresentam mais evidências científicas de eficácia no tratamento da depressão, quer oferecida de forma isolada ou em combinação com medicamentos antidepressivos.

Referências

Barlow, D. H. (Org.). Manual clínico dos transtornos psicológicos: tratamento passo a passo. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Nico, Y.; Leonardi, J. L.; Zeggio, L. A depressão como fenômeno cultural da sociedade pós-moderna. Parte I: Um Ensaio Analítico-Comportamental dos Nossos Tempos. São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.yaranico.com/ebook/adepressaocomocomofenomenocultural.pdf. Acesso em: 17 fev 2017.

Powell, V. P.; Abreu, N.; Oliveira, I. R.; Sudak, D. Terapia cognitivo-comportamental da depressão. Revista Brasileira de Psiquiatria, 30 (Supl. 2), 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462008000600004. Acesso em: 17 fev 2017.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Depression. 2016. Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs369/en/. Acesso em: 17 fev 2017.

Encontre a ajuda que você necessita!