Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

Você está passando por um momento muito difícil na sua vida?

Esse sofrimento parece interminável ou um caso sem solução?

Você já tentou várias coisas, mas parece que nada funciona e que, além de não funcionar, faz piorar ainda mais a situação?

Se você respondeu ‘sim’ a alguma dessas perguntas, te convido a conhecer a ACT.

A proposta da ACT é que o cliente aprenda habilidades psicológicas que o ajudem a encontrar as estratégias que funcionem, de verdade, na solução de seus problemas.

A Terapia de Aceitação e Compromisso (Acceptance and Commitment Therapy – ACT) é um tratamento baseado em evidências, ou seja, seus resultados foram pesquisados cientificamente e apresentam bastante efetividade para uma série de transtornos.

A ACT demonstrou ser capaz de tratar casos de depressão, intenções suicidas e/ auto-ferimento/lesões, abuso de substâncias, dor crônica, ansiedade, psicose, fumo, preconceito, estresse laboral, síndrome de burnout, diabetes, adaptação ao câncer, transtorno obsessivo-compulsivo, tricotilomania, adaptação à epilepsia, dentre outros.

Ao longo do tratamento, o cliente vai tornando-se capaz de passar pelas situações e experiências que surgem em sua vida (aceitação) e, ao mesmo tempo, vai aprendendo a modificar seu comportamento para que viva melhor e com mais satisfação (compromisso).

Aceitação, na ACT, não significa de modo algum manter-se resignado ou passivo frente à vida; significa que o cliente deve aprender a experienciar a realidade tal como ela é no momento presente, sem negar ou invalidar seus pensamentos, sentimentos, sensações. Esse aprendizado o ajudará na construção de uma vida com mais significado, mudando-a para a direção que considera mais satisfatória ou adaptativa.

Assim como em outras terapias de 3ª geração, a ACT também utiliza os fundamentos de mindfulness* de observar, descrever, não reagir, não julgar e agir com consciência.

* leia mais sobre mindfulness aqui na minha página, em: https://www.facebook.com/psicologofabioalves/photos/a.256398214739817/777083696004597/?type=3&theater

 

Referências:

HAYES, S. C.; PISTORELLO, J.; BIGLAN, A. Terapia de Aceitação e Compromisso: modelo, dados e extensão para a prevenção do suicídio. Rev. bras. ter. comport. cogn.,  São Paulo ,  v. 10, n. 1, p. 81-104, jun.  2008 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452008000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em:  16  jul.  2019.

SABAN, M. T. Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso. Editora Artesã: Belo Horizonte, 2015.

SABAN, M. T. O que é Terapia de Aceitação e Compromisso? In: LUCENA-SANTOS, P.; PINTO-GOUVEIA, J. & OLIVEIRA, M. S. (Orgs.). Terapias comportamentais de terceira geração: guia para profissionais. Novo Hamburgo: Synopsys Editora, 2015.

Share

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *