Você tem o hábito de tomar café?

Você tem o hábito de tomar café?

Você acha que conseguiria passar o dia sem tomar café?

Já parou para pensar sobre o efeito do café na sua saúde mental?

O consumo diário e moderado de café é considerado positivo, pois estimula o sistema normal de vigília, aumentando a atenção, concentração e memória, melhorando a atividade intelectual normal e o humor. Os estudos mais recentes indicam que o consumo seguro é de cerca de 4 xícaras diárias de 150 ml cada. Entenda que mesmo essa quantidade segura pode gerar efeitos positivos ou negativos dependendo da sensibilidade de cada um.

O que causa preocupação quanto à ingestão de cafeína, substância estimulante presente no café, são seus efeitos no estado emocional do paciente. Altas doses de cafeína podem aumentar a ansiedade, além de provocar irritabilidade, agitação mental, tremores, insônia, cefaleia (dor de cabeça), náuseas, etc.

A combinação dos efeitos estimulantes da cafeína, somada ao aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, à elevação dos níveis de adrenalina e ao estímulo constante dos sentidos, podem formar uma onda de sensações atormentadoras. Em alguns estudos científicos, a cafeína também foi associada a ataques de pânico.

Referências:

FRANCO, R. Café y salud mental. Atención Primaria, 41(10) p. 578–581, 2009.

LIMA, D. R. O café pode ser bom para a saúde. I Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. Disponível em:  http://tot.dti.ufv.br/bitstream/handle/123456789/538/166699_Art09f.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 06/09/2019.

LUCENA-SANTOS, P.; PINTO-GOUVEIA, J. & OLIVEIRA, M. S. (Orgs.). Terapias comportamentais de terceira geração: guia para profissionais. Novo Hamburgo: Synopsys Editora, 2015.

Share

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *