Estrutura do tratamento oferecido pela DBT

Para ser capaz de atingir todos os seus objetivos e oferecer o tratamento mais eficaz aos pacientes, a DBT deve ser estruturada com o seguinte formato: (1) psicoterapia individual, (2) treino de habilidades, (3) consultoria por telefone e (4) reunião de consultoria entre terapeutas.

Na psicoterapia individual, o terapeuta e o paciente trabalham em conjunto para que o paciente construa alternativas e desenvolva as habilidades que precisa para: resolver seus problemas cotidianos, lidar com a desregulação e instabilidade emocional,  superar as dificuldades relacionadas a transtornos e traumas,  se relacionar de forma mais compassiva consigo mesmo e com as demais pessoas, etc. Normalmente, as sessões individuais ocorrem semanalmente.

Além da psicoterapia individual, a DBT também propõe que o paciente participe semanalmente de um grupo de treino de habilidades por meio do qual desenvolverá, principalmente, as habilidades de: mindfulness, efetividade interpessoal, regulação emocional e tolerância ao mal-estar. É oferecido ao paciente um espaço seguro, acolhedor e supervisionado de treino. Um dos principais objetivos do grupo é criar condições para que as habilidades ensinadas também sejam utilizadas no ambiente natural de cada paciente (nos relacionamentos com os familiares, amigos e colegas de trabalho, por exemplo).

O paciente também pode contar com o terapeuta para intervir em situações de crise por meio da consultoria por telefone. A ligação deve durar apenas alguns minutos e enfocar o que o paciente está vivenciando naquele momento (sentimentos, fisiologia, pensamentos e impulsos de ação). É uma ferramenta bastante útil para ajudar o paciente a tolerar situações de grande sofrimento psíquico, evitando tentativas de suicídio e de automutilação. Depois de um manejo bem-sucedido de uma crise por telefone, terapeuta e paciente fazem um acordo de permanecer pelo menos 24 horas sem um novo contato, de modo que o paciente possa desempenhar as habilidades trabalhadas durante a ligação.

Por fim, a DBT também é composta pela consultoria de caso da equipe de terapeutas de DBT, a qual tem a finalidade de prover condições técnicas e motivação para os terapeutas desempenharem bem a DBT. A partir dessa consultoria, a equipe pode reforçar seu comprometimento com os princípios da DBT, revisar suas análises, praticar a aplicação de procedimentos de intervenção, etc. Para isso, os profissionais da equipe usam, entre si, as mesmas estratégias que empregam com seus pacientes.

 

Referências:

LINEHAN, M. M. Terapia Cognitivo-Comportamental para Transtorno da Personalidade Borderline. São Paulo: Artmed, 2009.

SAYAGO, C. W.  & DORNELLES, V. G. Terapia Comportamental Dialética: estrutura e estratégias de tratamento. In: LUCENA-SANTOS, P.; PINTO-GOUVEIA, J. & OLIVEIRA, M. S. (Orgs.). Terapias comportamentais de terceira geração: guia para profissionais. Novo Hamburgo: Synopsys Editora, 2015.

 

Share

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *